Anunciar no Google Ads
De Márcio Maganha / Atração de TráfegoGoogle Ads / 0 comentários

Anunciar no Google: tudo o que você precisa saber

Atrair pessoas interessadas em seu produto ou serviço sempre é um desafio. Em termos de marketing digital, chamamos isso de tráfego. O tráfego pode ser advindo de diversas fontes, mas anunciar no Google é, sem sombra de dúvidas, uma das formas mais eficientes, baratas e com altas taxas de conversão.

O Google é o maior mecanismo de busca na Internet. Por ele, passam milhões de pessoas todos os dias, seja fazendo buscas, seja usando ferramentas como Google Maps, Gmail, Drive e muitas outras.

Atente-se a um fato: são milhões de pessoas!

Dentro deste universo, com certeza existem clientes em potencial para seu negócio. Por isso, você precisa saber como anunciar no Google da forma correta.

E é exatamente isso que irei te mostrar neste artigo. Mas para saber como anunciar no Google, você precisa primeiramente conhecer a ferramenta: o Google Ads (antigo Google Adwords)!

O que é Google Ads (Adwords)?

O Google Ads, ou também conhecido como Google Adwords foi uma das grandes revoluções que a empresa trouxe. O Google Ads é a principal ferramenta de criação de anúncios online do mundo.

A lógica dele é muito simples. Somente em pesquisas, são feitas mais de 100 bilhões por mês!

Estas buscas, muitas vezes, estão relacionadas a produtos ou soluções. Desta forma, o Google Adwords é uma “ponte” entre quem está buscando um produto, serviço ou solução e as empresas.

Isso por que o Google, além de oferecer ao anunciante uma infinidade de possibilidades, também tem uma forte segmentação dos usuários. Tudo isso, para dar a melhor experiência, tanto para quem anuncia e busca resultados, quanto para o usuário final, que não deve ser importunado com coisas que não são relevantes para ele.

Basicamente, dentro do Google Adwords temos a possibilidade de traçar uma estratégia de marketing digital com base em seu público-alvo. Seus anúncios serão exibidos prioritariamente para um perfil de pessoa que você irá selecionar.

Desta forma, você impacta e atrai com muito mais eficiência as pessoas que são realmente seu alvo.

Porém, para atender as diferentes necessidades das empresas e anunciantes, fazem com que para muitas pessoas, o Google Ads seja bastante complexo. Afinal, são muitas funções, diferentes ferramentas, que tornam a ferramenta completa, mas ao mesmo tempo, pode trazer dificuldade no entendimento de quem não é familiarizado com este tipo de sistema.

Principalmente para quem busca resultados reais: vendas!

Por isso, vou te explicar agora, todo o processo para anunciar no Google Ads.

Como funciona para anunciar no Google Ads?

Vou ser sincero com você. Para quem tem contato com tecnologia, não é algo extremamente difícil anunciar no Google Ads.

Hoje, ferramentas como o Google Ads são pensadas em trazer o máximo possível de facilidade.

Porém, na prática, você tem que analisar alguns pontos muito importantes. Se atente para o fato de que eu falei que criar o anuncio no Google Ads não é difícil. O que traz desafios é o resultado!

Afinal, campanhas que rodam no Google Ads, mas não trazem o resultado esperado, podem trazer frustração e gerar prejuízos.

Por isso, para anunciar no Google Ads, você precisa saber que existe uma complexidade, quando pensamos em resultados.

Para anunciar no Google Ads, você precisa primeiramente, entender que existem diferentes tipos de anúncio, formas de cobrança e principalmente, objetivos.

Por isso, vou te mostrar, passo a passo, como anunciar no Google Ads da forma correta!

Para anunciar no Google da forma correta, o primeiro ponto a ser entendido são as formas de anúncio.

É possível usar apenas uma delas, ou integrar todas, dependendo do objetivo.

Os principais tipos de campanha no Google são:

Rede de Pesquisa

Este é o modelo mais “comum” de anúncio no Google. No anúncio de rede de pesquisa do Google, você seleciona um determinado grupo de palavras-chave, que são realmente úteis para seu negócio e com base em um leilão, elas são exibidas nas buscas.

Este é um modelo muito útil para quem tem um negócio onde as pessoas já procuram por seu produto ou serviço. Desta forma, ele é exibido de acordo com as pesquisas e a empresa recebe mais visitas em seu site ou página, de pessoas que pesquisaram por termos relevantes para seu negócio.

Um exemplo para que fique mais fácil de entender. Se você tem um consultório médico na cidade de São Paulo, por exemplo.

Você pode anunciar a selecionar palavras-chave mais relevantes para seu negócio, como por exemplo, “médico em São Paulo” ou então “médico cardiologista em São Paulo”, se isso for relevante para seu negócio.

As pessoas que pesquisarem por este termo, irão receber seu anúncio (com base em algumas regras que irei explicar mais adiante) e serão direcionadas ou para seu site, ou para a página que você selecionar. Hoje inclusive, é possível criar anúncios para gerar mais ligações em sua empresa.

Lembrando que este é um modelo ótimo para quem tem um negócio que já possui busca (como um médico, por exemplo) e precisa direcionar as pessoas que estão pesquisando sobre este termo, para sua empresa.

Rede de Display

Além das pesquisas, o Google Ads ainda conta com uma rede de sites e blogs parceiros. Neste tipo de anúncio, você pode usar uma imagem estática ou animada (GIF), que será exibido em sites parceiros, através de um perfil que você selecionará na hora de criar o anúncio.

Este é um modelo muito interessante para quem tem um negócio com mais apelo visual ou que está em fase de descoberta, por exemplo. Além disso, é uma ótima forma de despertar o desejo no consumidor, por ser algo mais visual, impactante.

Entenda que neste caso, ao invés do Google Ads exibir seus anúncios apenas com base em uma pesquisa feita no buscador, ele exibirá os anúncios com base em um comportamento do usuário ou ainda, com base no conteúdo do site.

Desta forma, este é um modelo de anúncios mais interessante para determinados perfis de empresas. Geralmente, este tipo de anúncio do Google Ads é mais usado para empresas que têm produtos e soluções que tem uma fase de descoberta, por parte do usuário.

Este também é um modelo muito interessante para e-commerces ou empresas que tem um apelo visual de produto mais elevado.

A rede de display também exibe anúncios em sites próprios do Google, como o YouTube, por exemplo. Isso faz com que seu alcance e resultados, quando o anúncio é bem configurado e pensado estrategicamente, sejam excelentes.

Google Shopping

O Google Shopping é uma ferramenta para quem vende produtos, como lojas e e-commerces. Neste tipo de anúncio, você cadastra produtos em uma plataforma do Google (Google Merchant Center).

Desta forma, quando a pessoa faz a busca por um produto em específico, aparece não apenas o link de sua loja, como também a foto de seu produto e o preço.

Para lojas e e-commerces isso é fantástico, por que aumenta consideravelmente as conversões, quando configurado da forma correta.

Remarketing no Google Ads

Esta é outra ferramenta excelente do Google Ads. Você, ao buscar algo específico na internet, já recebeu anúncios específicos sobre o que estava buscando?

Essa técnica é chamada de remarketing. Usamos a aplicação de um código no site ou loja do cliente, onde o usuário que entra na mesma, recebe um cookie, através do navegador.

Apenas para os usuários que receberam tal cookie, ou seja, que visitaram determinadas páginas ou mesmo o site inteiro, são exibidos novos anúncios, enfatizando ainda mais o produto ou serviço.

O remarketing é uma forma prática das empresas permanecerem visíveis para os clientes potenciais, tornando muito eficiente para conversão de leads e vendas.

Anúncios no YouTube

Além dos anúncios que são exibidos na rede de pesquisa e rede de display, ainda há a possibilidade de anunciar especificamente no YouTube. Aqui, temos a possibilidade dos anúncios em banners (que são feitos através da rede de display) e também anúncios em vídeo.

Estas são as principais possibilidades para anunciar no Google. Temos ainda as formas de anúncio no Gmail, Google Plus e outros, mas que acabam sendo menos usadas.

Agora que você já conhece todos os tipos de anúncio do Google, vamos colocar a mão na massa e entender como estes anúncios funcionam, como são cobrados e como é a classificação para serem exibidos.

Para anunciar no Google, você precisa saber estas informações

Independente que você exiba seus anúncios na Rede de Pesquisa, rede de display, Google Shopping ou remarketing, eles funcionam como links patrocinados.Ou seja, você paga para que estes links apareçam em determinadas situações.

Esses links podem ser pagos de 2 formas: CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil visualizações do anúncio).

No CPC, você paga cada vez que um usuário realiza um clique em seu anúncio e é redirecionado para sua página de destino.

No modelo de CPC, podemos usar tanto os anúncios de rede de pesquisa, quanto de display. O objetivo primordial para o anúncio com base em CPC é levar tráfego para seu site.

Já o CPM é calculado pelo número de vezes que determinado anúncio foi exibido aos usuários.

Neste caso, o CPM é cobrado apenas em anúncios de rede de display. Essa forma de pagamento é muito usada em campanhas de branding, onde o objetivo primordial é o aumento de reconhecimento da marca, mas sem a necessidade primária de tráfego para o site.

Este acaba sendo um modelo mais usado por grandes empresas varejistas e para a maioria dos profissionais liberais e pequenos empresários, não tem tanto resultado.

O Google Ads atua com um leilão, para beneficiar os melhores anunciantes e trazer aos seus usuários, apenas conteúdo e material relevante.

Ao contrário do que muitos acreditam, não é quem paga mais que têm melhores resultados. Entender a forma como o Google cobra os anúncios é fundamental para ter melhores resultados.

Quanto custa anunciar no Google

Independentemente do tamanho da sua empresa, é possível anunciar no Google.

A partir daí, é sua empresa que vai definir o orçamento a ser gasto, sendo diário ou mensal. Por exemplo, se você definiu um orçamento de 30 reais por dia, o seu limite não vai ultrapassar os 900 reais mensais.

Mas, o seu gasto pode variar um dia após o outro. A conta da sua empresa pode gastos variados: um dia R$ 25, outro R$ 35. No entanto, o limite mensal não poderá ser ultrapassado.

Lembrando que você só gasta dinheiro, quando um usuário clica no anúncio da sua empresa, o chamado CPC, ou quando seu anúncio é exibido para um número de pessoas, através do CPM.

O valor do anúncio depende da palavra-chave escolhida. Quanto mais concorrida for determinada palavra-chave, maior será o custo da mesma. Isso acontece devido ao modelo de leilão que o Google utiliza. Cada palavra possui um custo diferente, portanto seu investimento mensal depende do valor da palavra-chave.

Por exemplo, você tem uma ecommerce de tênis esportivos femininos personalizados, sendo que cada produto custa 70 reais. Pensando numa campanha de 10 dias, fazemos o seguinte cálculo:

Custo por clique – R$ 0,10

Cliques por dia – 300

Custo por clique por dia – R$ 30

CPC nos 10 dias – R$ 300

Total de visitas em seu site: 3000

Se com estas 3000 visitas, você gerar R$ 600 em vendas, você já terá um ROI positivo de R$ 300.

É neste ponto que temos o grande desafio. Estruturar toda a parte estratégica, entender sua persona e público alvo, otimizar o orçamento para extrair ao máximo de cada clique é algo que demanda tempo e muito conhecimento.

Mais informações sobre quanto custa anunciar no Google.

Palavras-chaves certas

Encontrar as palavras certas para inserir no seu anúncio e alcançar os potenciais clientes é um dos principais desafios para quem deseja aumentar conversão e vendas.

O planejador de palavras-chave do Google vai te ajudar a descobrir novas palavras-chave relacionadas aos seus serviços e produtos e mais relevantes. Além disso, com essa ferramenta, você vai poder estimar o CPC, realizar previsões e ver volume de pesquisa das palavras.

Você também consegue verificar a frequência que as palavras-chaves são pesquisadas, fazer comparações e receber estimativas de lances.

Custo de palavras-chave

Em geral, as palavras chaves podem variar bastante. Há casos de palavras que custam menos de R$ 0,50 o clique e outras que custam mais de R$ 200! Os valores dependem da sua concorrência.

Mas não se assuste. Este é um valor médio, mas há empresas que pagam muito pouco por estas palavras, devido ao seu índice de qualidade.

Veja o que é o índice de qualidade e o que ele representa ao anunciar no Google.

Índice de qualidade e sua importância para os anúncios no Google Ads

O índice de qualidade é uma métrica com notas de 1 a 10 que avalia a relevância de determinado anúncio, página de destino ou palavra-chave para o usuário interessado naquele assunto específico.

Essa métrica impacta tanto no valor quanto na posição do anúncio. Quando ocorre o leilão para saber quais serão os anúncios que ficarão nas primeiras posições, entram os que tiverem maior AD RanK (medida da força de um anúncio).

O Ad Rank é calculado da seguinte forma: índice de qualidade x lance (CPC máximo).

O Google não divulga a fórmula exata para definir o índice de qualidade. No então, sabemos que 3 fatores são predominantes para o cálculo: página de destino, relevância das palavras, CTR (é o índice que divide o número de cliques divididos pela quantidade de vezes que o anúncio foi exibido).

Desta maneira, para pagar muito menos por clique e ter um retorno muito melhor ao anunciar no Google, você precisa:

  • Ter uma boa página de destino, clara, com boas imagens, com carregamento rápido e que é realmente relevante para a escolha das palavras-chave ou do posicionamento escolhido.
  • Criar anúncios interessantes, que geram cliques e que não tem uma taxa de saída muito rápida (quando a pessoa clica no anúncio, fica apenas alguns segundos na página e sai).
  • Ter uma boa taxa de clique, seguindo regras de marketing e segmentação adequadas.

Justamente por não respeitar isso e não escolher uma segmentação adequada, que muitas empresas acabam gastando muito dinheiro com o Google Ads, mas não tem retorno.

Como anunciar no Google

Para anunciar no Google, o processo pode ser relativamente simples. Porém, se atente ao seguinte fato: colocar uma campanha no Google para rodar não é difícil. A grande dificuldades de grande parte dos empresários está em ter resultados positivos com os anúncios no Google Ads.

Para anunciar, você pode seguir esta sequência. Se quiser mais informações, escrevi este artigo completo sobre o tema (INSERIR O LINK POSTERIORMENTE).

1- Defina seu objetivo

Para qual objetivo você vai anunciar? Trazer mais visitantes em seu site? Fazer sua marca ou um produto ser mais reconhecido? Apresentar publicidade para um perfil específico de pessoas? Definir isso é fundamental, antes mesmo de começar!

2- Defina o tipo de campanha

Aqui, você pode escolher as campanhas de rede de pesquisa, de rede de display, de vídeo ou do Google Shopping.

3- Na rede de pesquisa, selecione as palavras-chave mais relevantes

No caso de você escolher o anúncio de rede de pesquisa, selecione as palavras-chave que são mais relevantes para seu negócio. Neste caso, o Planejador de palavras-chave do próprio Google Ads é excelente.

4- Na rede de display, selecione o perfil das pessoas que irão receber seu anúncio

Na rede de display é possível criar uma segmentação por Segmentação contextual (o anúncio é exibido de acordo com o tema do site ou blog), público alvo (você seleciona o perfil das pessoas que irão receber o anúncio) ou canal gerenciado (onde você seleciona os sites em que seu anúncio será exibido).

5- Crie o anúncio

Aqui, cada formato é diferente. No anúncio por rede de pesquisa, você vai inserir a página de destino (que pode ser mais de uma, através dos sitelinks). Depois cria um título, uma descrição e uma meta-descrição, que serão exibidas nas pesquisas.

No caso da rede de display, você seleciona uma imagem ou GIF, faz o mesmo processo de título, descrição e meta-descrição.

6- Envie seu anúncio para a aprovação

Após este processo, seu anúncio será enviado para a aprovação do Google e caso tudo esteja de acordo, ele irá começar a rodar.

Naturalmente que aqui existem milhares de detalhes. Anunciar no Google envolve muitas questões técnicas e de marketing. Mas de forma resumida e direta, esta é a forma de criar seus anúncios.

Vale a pena anunciar no Google?

Com todos esses valores, você está se perguntando se vale a pena anunciar no Google. A resposta é sim, vale.

Cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas mensalmente no Google

Anunciar no Google traz vários benefícios para empresas. Confira os principais:

  • Sua empresa vai estar presente no principal buscador mundial
  • Possibilidade de segmentar público-alvo
  • Acessibilidade de anunciar, pois você só paga se o usuário realizar alguma ação específica no seu site;
  • Diversidade de modelos e formatos de anúncios;
  • Custo benefício em relação a mídia offline;
  • Possibilidade de mensuração de resultados;
  • Investimento controlado;
  • Opção de ajustar as campanhas em tempo real, sem a necessidade de interromper as mesmas.

Mas naturalmente, todos estes benefícios só serão de fato lucrativos para você, se os anúncios tiverem uma boa performance. Caso contrário, anunciar no Google Ads será apenas um custo, sem resultados.

Acredite, a menos que você tenha muito tempo, conhecimentos avançados de marketing, vendas, publicidade e estatística, o Google Ads pode ser bastante complexo.

Anunciar no Google sozinho ou contratar uma consultoria

Pare e pense comigo: Para anunciar no Google, você está procurando crescer, ter mais clientes e ser mais visto, não é?

Então, você define um orçamento (budget) e trabalha em cima deste. Só que se os seus anúncios não forem pensados da forma correta, não forem estruturados para que tragam o máximo de resultado, eles vão apenas gastar seu dinheiro.

Ou seja, ao invés de trazer resultados, eles trarão prejuízos!

Por isso, cada vez mais, micro e pequenas empresas e profissionais liberais estão se convencendo que a consultoria para anunciar no Google é a melhor saída.

Você não se preocupa com as milhares de métricas e questões técnicas que não entende, otimiza os resultados das campanhas e naturalmente, aumenta sua lucratividade.

É a mesma coisa que ao estragar seu carro, ir ao YouTube procurar formas de consertá-lo. Você até pode conseguir, mas vai gastar tanto tempo e energia, que não irá valer a pena. Deixe um profissional te ajudar.

Mas se mesmo assim você optar por anunciar no Google sozinho, saiba que você precisa:

  • Possuir conhecimentos avançados em marketing, publicidade, estatística, e muito mais.
  • Ter muito tempo para conhecer e aprender os recursos do Google Ads, criar anúncios, acompanhar as campanhas, realizar testes e ajustes, analisar resultados, etc.

Você, que tem uma empresa e precisa anunciar no Google apenas para aumentar seus clientes e vendas, tem tempo para aprender tudo isso? Creio eu, que se você está lendo até aqui, precisa de ajuda de um profissional, não é?

Com minha consultoria, eu posso otimizar seus resultados, trazendo crescimento para sua empresa e você terá a certeza que está gastando apenas o necessário para anunciar no Google. Solicite agora mesmo uma consultoria e faça sua empresa crescer e muito através do Google.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...Share on facebook
Facebook
Share on google
Google
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *