De Márcio Maganha / Google Ads / 0 comentários

Como atrair pacientes para consultório odontológico usando o Google Ads

Você que é dentista sabe melhor do que eu: paciente novo (e eu estou falando aqui de paciente particular) chega a um consultório odontológico através de indicação ou de publicidade.

A indicação é excelente (o melhor dos mundos, eu diria), pois é gratuita e tem a chancela de um amigo ou familiar do paciente.

Para ser indicado por seus pacientes, o que você precisa fazer é oferecer-lhes um bom atendimento, prestar-lhes um excelente serviço e deixá-los satisfeitos (se possível superando suas expectativas). Naturalmente eles falarão bem de você a quem lhes perguntar (as vezes até mesmo espontaneamente).

Só tem um detalhe: para você conseguir um número considerável de novos pacientes provenientes de indicações, você precisa ser conhecido(a) no mercado e ter uma boa clientela, de preferência ativa.

E se você ainda não possui essa boa clientela (e provavelmente é por isso que você está procurando por meios de atrair novos clientes para o seu consultório), você precisa da tal da publicidade.

E aí, a pergunta que surge é: onde anunciar?

Bem, para responder essa pergunta nós devemos considerar com quem desejamos falar e onde essas pessoas buscam informações. Será na TV, no rádio, no jornal, num outdoor, num folheto, numa rede social, num buscador?

A minha visão sobre essa questão é a seguinte: pessoas com problemas bucais, sobretudo os que envolvem dor e/ou podem deixar sequelas, não podem esperar aparecer um anúncio na TV, ouvir um anúncio no rádio, ver um anúncio num outdoor, receber um folheto ou aparecer um anúncio na timeline do seu facebook. Essas pessoas precisam de uma solução para o seu problema e elas irão em busca dessa solução. Elas podem ligar para um parente/amigo pedindo uma indicação ou podem buscar essa solução no Google. A cada dia mais e mais pessoas têm optado pela segunda opção.

Por que anunciar no Google para atrair mais pacientes

Sendo bem direto e objetivo, a razão de usar o Google AdWords para atrair mais pacientes para o seu consultório é muito simples: porque é no Google que a maioria das pessoas vai procurar informações sobre seus problemas e por profissionais ou empresas para resolvê-los.

Números te convencem mais? Então veja no gráfico abaixo a média de pesquisas mensais no Brasil por apenas algumas palavras-chave relacionadas à odontologia entre os meses de abril de 2017 e março de 2018.

Volume de Buscas Dentistas Google

É bastante pesquisa, concorda?

E essa é apenas uma pequena amostra. Ainda há centenas de outros termos de busca utilizados pelos usuários.

Consegue perceber as oportunidades?

E não é só isso.

Outras vantagens de anunciar seu consultório no Google

  • Seu anúncio é exibido apenas para quem está procurando por seus serviços;
  • Você só paga quando o seu anúncio é clicado;
  • É possível definir previamente até quanto se quer gastar com a campanha;
  • É possível definir previamente até quanto se quer pagar por cada clique;
  • Diversas opções de segmentação de público-alvo;
  • Os resultados são mensuráveis;
  • É possível fazer ajustes e otimizações a qualquer momento.

E agora eu lhe pergunto: que outro tipo de divulgação lhe possibilita exibir seu anúncio exatamente para quem está procurando por seus serviços odontológicos e ainda só ser cobrado quando alguém visita o seu site?

Bem, agora que você já sabe por que usar o Google AdWords para divulgar seus serviços odontológicos, eu vou te mostrar como podemos utilizá-lo para atrair mais clientes para o seu consultório.

Links Patrocinados nos Resultados de Pesquisa

Essa é, pelo menos na minha opinião, a melhor maneira de usar o Google para conseguir mais pacientes para o seu consultório. A ideia é simples: exibir o seu anúncio nos resultados das buscas realizadas pelos usuários do Google. Assim, quando pesquisarem por palavras-chave tais como ‘dentista’, ‘clínica odontológica’, ‘ortodontia’, ‘clareamento dental’, etc., o seu anúncio aparecerá em local destacada nas páginas de resultados dessas pesquisas, como na ilustração abaixo:

Anúncio AdWords na Rede de Pesquisa
O resultado destacado representa um anúncio (link patrocinado) do Google Adwords.

A Rede de Pesquisa do AdWords é formada pelo próprio Google e por websites parceiros do Google relacionados à pesquisa. No Brasil alguns desses websites são o UOL e o Terra.

Importante: ao criarmos uma campanha na Rede de Pesquisa, temos a opção de escolher entre exibir os anúncios apenas na pesquisa do Google ou de incluir os websites de pesquisa parceiros.

Opções de segmentação na Rede de Pesquisa

O sucesso de uma campanha no Google AdWords depende, em grande parte, de uma segmentação bem feita. Para campanhas na Rede de Pesquisa as principais opções de segmentação são:

Segmentação por palavras-chave

A principal maneira de segmentar uma campanha de pesquisa é através de palavras-chave. Essa forma de segmentação consiste basicamente em escolher as palavras-chave que desejamos patrocinar. Ou seja, são as palavras que, quando forem pesquisadas no Google (ou nos sites parceiros de pesquisa), nós queremos que o seu anúncio seja exibido.

A escolha das palavras-chave para divulgar o seu consultório odontológico dependerá da estratégia que for adotada para a sua campanha, do seu orçamento e até mesmo da fase da jornada do cliente em que você deseja atingi-lo.

Por exemplo: pode ser interessante atingir potenciais pacientes no momento em que estão procurando informações sobre seus problemas ou sintomas.

Neste caso, dependendo da sua especialidade, algumas palavras-chave poderiam ser: ‘como aliviar dor de dente’, ‘tipos de aparelhos ortodônticos’, ‘causa de dentes amarelados’,  ‘clareamento dental quanto custa’, ‘implante dentário como é feito’, entre outras.

Perceba, através dos termos pesquisados, que a pessoa ainda está procurando informações sobre o seu problema. A grande sacada aqui é nos anteciparmos e oferecermos os seus serviços.

Outra possibilidade é exibirmos seu anúncio para aqueles que já estão na fase de procurar dentistas especializados no seu problema, pesquisar preços e fazer comparações.

Algumas palavras-chave nessa fase seriam: ‘dentista’, ‘dentista + local’ (ex.: ‘dentista curitiba’, ‘dentista zona norte’, ‘dentista moema’, etc.), ‘consultório odontológico’, ‘clínica odontológica’, ‘ortodontia’, ‘implante dentário’, ‘dentista implante dentário’, ‘periodontia’, etc.

Claro que nós também podemos querer atingir esses potenciais pacientes nas duas fases mencionadas.

Segmentação geográfica

Imagine uma clínica odontológica localizada em Campinas (SP). Que sentido faria um anúncio dessa clínica ser exibido em Fortaleza, em Campo Grande ou qualquer outra cidade que não seja Campinas? A não ser que essa clínica ofereça um tipo de tratamento que não é encontrado em outras cidades (nas cidades vizinhas, por exemplo), não faria sentido algum, não é verdade?

Felizmente, no Google AdWords nós podemos escolher os locais onde queremos que o anúncio do seu consultório odontológico seja exibido. Podemos selecionar cidades, estados, países e até mesmo um raio a partir de um endereço.

Obs.: para negócios locais, como um consultório odontológico, por exemplo, a segmentação por raio parece ser a melhor maneira de fazer a segmentação geográfica (principalmente em cidades grandes). E seria, de fato, se a distribuição de IPs no Brasil fosse melhor organizada. Ainda assim, vale a pena fazermos um teste.

Segmentação por dias e horários

No Google AdWords nós podemos agendar os anúncios para serem exibidos, por exemplo, apenas nos dias e horários que o seu consultório está aberto. Essa programação é bastante útil se queremos, por exemplo, concentrar a sua verba apenas nos horários em que o visitante pode entrar em contato com o consultório e conseguir ser atendido por alguém.

Segmentação por idioma

No Google AdWords nós podemos restringir a exibição dos anúncios com base nas configurações do idioma do usuário e no idioma do site.

Outras opções de segmentação

Ainda é possível segmentar por dispositivos (desktop, celular e tablet), informações demográficas (idade, sexo e renda familiar) e remarketing.

Para ter sucesso numa campanha de pesquisa do Google

A mecânica, digamos assim, para anunciar no Google AdWords é simples (e o Google vende essa ideia muito bem): escolhe-se algumas palavras-chave, cria-se um anúncio, define-se algumas questões de valores et voilà, agora é só esperar o telefone tocar.

Bem, eu trabalho com AdWords há 15 anos e posso lhe assegurar: se o trabalho for feito dessa forma, digamos que você vai esperar bastante, viu… a ponto até de desistir de anunciar.

A experiência mostra que não é tão simples assim. Se você já tentou anunciar no AdWords deve ter pelo menos uma ideia do que estou falando. Como se diz por aí: o buraco é mais embaixo.

Em primeiro lugar porque o AdWords possui muitas possibilidades, muitos detalhes, muitas opções de configurações. Coisas que não ficam tão visíveis ou que passam despercebidas quando não conhecemos bem a plataforma. As configurações padrão das campanhas nem sempre (eu diria quase nunca) são as melhores opções.

E sem dar a atenção devida a esses “detalhes”, a sua campanha até vai pro ar, seu anúncio vai aparecer, vai receber cliques, vai consumir os seus créditos (o seu dinheiro), mas resultado que é bom… paciente potencial que é bom…

Tenha em mente que: uma campanha no Google AdWords é uma campanha publicitária, não um jogo de palavras-chave, cliques, sorte ou azar.

Lembre-se também que você não está anunciando sozinho. Há outros consultórios odontológicos anunciando no Google, disputando lugar com você e querendo os mesmos pacientes. Anunciantes com estratégias bem definidas, com palavras-chave bem escolhidas e configuradas, com anúncios bem escritos, com um bom controle de custos, enfim, anunciantes que entraram no jogo pra ganhar.

A pergunta que eu lhe faço agora é: como é que você quer entrar?

Se a sua resposta for a que eu estou pensando (eu sou um cara otimista) e você quiser contar com um parceiro bom de jogo, conheça meu serviço de AdWords para Dentistas. Se quiser falar comigo, clique aqui pra me chamar no WhatsApp ou clique aqui para me pedir mais informações.

Me chame agora no WhatsApp

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...Share on facebook
Facebook
Share on google
Google
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *