O que é o Google AdWords
De Márcio Maganha / Google AdWords / 0 comentários

O que é o Google AdWords e como funciona

Hoje quando pensamos em marketing ou publicidade é inevitável pensarmos no ambiente digital. E quando pensamos em marketing digital ou publicidade online é impossível não pensarmos no Google.

Mas por quê?

Talvez porque saibamos que o Google é o maior buscador do mundo com bilhões de buscas sendo realizadas diariamente. Ou talvez porque o Google é o site para o qual nós, pessoalmente, recorremos sempre que precisamos pesquisar sobre qualquer assunto ou quando precisamos procurar por fornecedores de um produto ou serviço que estamos precisando.

E sabemos que não somos apenas nós que agimos assim. Todo mundo que a gente conhece e que usa a internet, faz o mesmo. A palavra Google praticamente virou sinônimo de pesquisa. Ou você nunca disse ou ouviu alguém dizendo: “dá um Google aí”?

Diante de toda essa popularidade e alcance do Google, se você é um empreendedor ou uma empreendedora, é natural que ligue os pontos e comece a pensar no quão interessante pode ser ter seu site em destaque nos resultados dessas pesquisas quando elas estiverem relacionadas ao que você vende. Ou seja, você começa a pensar em anunciar no Google. E é aí que entra o Google AdWords na história.

Mas afinal de contas, o que é o Google AdWords

Google AdWords é o nome do programa de publicidade do Google. Ao criar uma conta no Google AdWords, o anunciante tem acesso à uma plataforma onde são criadas campanhas de anúncios para serem exibidos no Google, em sites parceiros da Rede de Pesquisa e/ou em sites da Rede de Display.

“Mas como assim, sites parceiros, rede de pesquisa, rede de display?” talvez você esteja se perguntando.

Sim, meu caro, minha cara, o Google AdWords vai muito além dos anúncios no próprio Google e eu vou te explicar isso no decorrer deste artigo. Portanto, continue por aqui.

Primeiro vou falar sobre a Rede de Pesquisa, que é por onde a maioria dos anunciantes começa.

O que é a Rede de Pesquisa do Google e como funciona

Segundo definição do próprio Google, a Rede de Pesquisa é um grupo de websites relacionados a pesquisas nos quais seus anúncios podem ser exibidos.

Onde os anúncios da Rede de Pesquisa podem ser exibidos

  • No topo ou no rodapé das páginas de resultados de pesquisa do Google;
  • No topo, no rodapé ou na lateral do Google Play, Google Shopping e Google Maps;
  • Nas páginas de resultados de pesquisa de sites parceiros de pesquisa do Google, como os portais UOL e Terra.

Anúncios Rede de Pesquisa do Google AdWords

Importante: é possível escolher se quer incluir os parceiros de pesquisa ou anunciar apenas no Google.

Tipos de anúncios possíveis na Rede de Pesquisa

  • Anúncios de texto, anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa e anúncios só para chamadas: são os tipos de anúncios mais comuns da Rede de Pesquisa.
  • Anúncios do Shopping: anúncios de texto e imagem que podem ser exibidos nos resultados de pesquisa do Google, do Google Shopping e de parceiros de pesquisa do Google.
  • Anúncios gráficos ou em vídeo: esses formatos podem ser exibidos em sites parceiros de pesquisa do Google.

Tipos de segmentações possíveis na Rede de Pesquisa

Na Rede de Pesquisa é possível segmentar seus anúncios por:

  • Palavras-chave: você escolhe para quais palavras-chave você quer que o seu anúncio seja acionado.
  • Localização geográfica: você escolhe em que cidades, estados ou países você quer que os seus anúncios sejam exibidos.
  • Idioma: você pode escolher o idioma dos sites que deseja que os seus anúncios sejam exibidos.
  • Dias e horários: você escolhe os dias e horários que deseja que os seus anúncios sejam exibidos.
  • Dispositivos: você pode criar anúncios específicos para computadores (desktops e laptops) e para dispositivos móveis.

Forma de cobrança e custos na Rede de Pesquisa

O modelo de cobrança na Rede de Pesquisa é o de custo por clique, também conhecido como CPC. Neste modelo você só paga quando alguém clica no seu anúncio.

O custo por clique varia de palavra-chave para palavra-chave e é calculado a cada pesquisa com base nos lances oferecidos pelos anunciantes no leilão de palavras-chave e em outros critérios utilizados pelo Google, como o Índice de Qualidade.

Quanto custa anunciar no Google?

O que é a Rede de Display do Google e como funciona

Mais uma vez recorrendo ao próprio Google para definir, a Rede de Display é um grupo de mais de dois milhões de websites, vídeos e aplicativos onde seus anúncios do Google AdWords podem ser exibidos.

Onde os anúncios da Rede de Display podem ser exibidos

Como já mencionado acima, seus anúncios podem ser exibidos em milhões de sites que fazem parte da Rede de Display do Google, também chamados de sites parceiros da Rede de Display. Seguem alguns exemplos:

  • Sites de editores do Google AdSense
  • Sites de editores do DoubleClick Ad Exchange
  • Sites do Google, como o Google Finance, Blogger e YouTube

Anúncios na Rede de Display do Google

Tipos de segmentações disponíveis na Rede de Display

Na Rede de Display é possível segmentar seus anúncios por:

  • Segmentação contextual: você seleciona palavras-chave ou tópicos e o Google exibirá seus anúncios em sites de conteúdo relacionado. É possível combinar a segmentação contextual com outros tipos de segmentação.
  • Segmentação por canais: você pode escolher manualmente os sites, e até mesmo páginas dentro de um site, que deseja exibir seus anúncios.
  • Segmentação por remarketing: você consegue exibir seus anúncios para pessoas que visitaram o seu site.
  • Segmentação por categorias de interesse: você consegue exibir seus anúncios para públicos por seus interesses, como por exemplo, moda, casamento, esportes, viagens, etc.
  • Segmentação por tópicos: você escolhe tópicos e o Google exibirá seus anúncios em sites relacionados a esses tópicos.
  • Segmentação geográfica e por idioma: você escolhe em que região (cidade, estado ou país) você quer exibir seus anúncios e para usuários que falam um determinado idioma. Por exemplo: você pode escolher exibir seus anúncios para pessoas que falam português em São Paulo, pessoas que falam francês nos Estados Unidos ou pessoas que falam alemão na Áustria.
  • Segmentação demográfica: você pode escolher exibir seus anúncios apenas para uma faixa etária e para um sexo específico. Por exemplo: se você tem uma loja de moda jovem feminina, você pode segmentar seus anúncios para mulheres dos 16 aos 25 anos.
  • Ainda há outras ferramentas: Publicidade acima da dobra; Programação de anúncios; Limite de frequência; Exclusões.

Forma de cobrança e custos na Rede de Display

Em campanhas na Rede de Display você pode escolher entre pagar por clique (CPC) ou por impressões (CPM – Custo por Mil Impressões).

O custo por clique ou das impressões também é definido através de um leilão entre os anunciantes. Sendo assim esses custos variam dependendo do assunto e do grau de interesse dos anunciantes.

Tipos de Segmentações Google AdWords

Investimento no Google AdWords

Uma das principais vantagens de se anunciar no Google AdWords é poder definir previamente o quanto você está disposto a investir nas campanhas e até quanto você está disposto a investir por clique ou por impressões.

Conclusão

O Google AdWords, por seu alcance, flexibilidade e formato de cobrança, é sem nenhuma dúvida uma das melhores opções, senão a melhor, de se anunciar na internet. Não importa o tamanho do seu negócio e do seu investimento, com o Google AdWords torna-se possível alcançar clientes altamente potenciais para exibir suas ofertas.

Espero que este artigo tenha lhe sido útil e caso tenha alguma dúvida, escreva nos comentários ou me envie uma mensagem.

Estrategista de marketing digital, especialista em Google AdWords.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *